Tensão entre China e EUA faz bolsas da Ásia fecharem em queda

Os principais índices do mercado de ações asiático fecharam em queda, refletindo renovadas tensões entre a China e os Estados Unidos. A bolsa de Hong Kong, por exemplo caiu 4,18%, a 23.613,80 pontos e a de Seul registrou baixa de 2,68%, a 1.895,37 pontos.

O presidente norte-americano, Donald Trump, voltou a sugerir que a China teria permitido a disseminação deliberada do novo coronavírus como uma forma de punir os Estados Unidos após uma guerra comercial travada entre as duas maiores economia do mundo.  Em discurso neste domingo, 3, Trump também mencionou mais uma vez o cumprimento do acordo comercial, tarifas e punir a China, se necessário. “A ameaça de uma retomada da guerra comercial entre Estados Unidos e China paira sobre os mercados financeiros da Ásia”, disse o analista da Oanda, Jeffrey Halley.

Além disso, os danos da Covid-19 foram evidentes na Ásia nesta manhã, disse Halley. “Os índices dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de abril da indústria da Indonésia, Malásia, Mianmar, Filipinas, Coreia do Sul, Taiwan e Vietnã desmoronam  devido às suas já ruins impressões de março”, disse.

Por Agência Safras