A terça-feira, 7, começa com uma área de baixa pressão atmosférica se formando no sul do Paraguai, provocando pancadas de chuva de intensidade moderada a forte e com raios e rajadas de vento no noroeste e norte do Rio Grande do Sul, serra gaúcha e litoral norte do estado. Chove também na forma de pancadas de chuva mais isoladas e com trovoadas em parte de Santa Catarina e no sudoeste, planalto sul e faixa leste paranaense. Nas demais áreas da região Sul, há muitas nuvens mas ainda não chove, e os ventos sopram com intensidade moderada.
Já no Sudeste e Centro-Oeste, o tempo firme predomina em praticamente todas as áreas. A única exceção é o nordeste de Minas Gerais, onde houve registro de garoa. Quanto às temperaturas, no Rio Grande do Sul e serra catarinense, os ventos já voltaram a mudar de direção para o quadrante sul, e desta forma as temperaturas estão em queda, com algumas cidades da campanha gaúcha até registrando sensação térmica negativa devido aos ventos moderados.
No restante do Centro-Sul, as temperaturas estão um pouco mais agradáveis nesta terça devido aos ventos que ainda sopram do quadrante norte. Quanto ao Nordeste, tempo firme predomina no interior e oeste da Bahia, sul do Maranhão, metade sul do Piauí e oeste de Pernambuco. Na faixa que estende desde a faixa leste da Bahia até o norte do Ceará, pancadas de chuva de intensidade fraca a moderada ocorrem devido aos ventos que sopram do oceano. Já no Maranhão, há muitas nuvens e registro de trovoadas no noroeste do estado, mas sem chuva no momento.
Quanto ao Norte, o tempo firme predomina em todo o estado do Tocantins, sul do Pará, sudeste do Amazonas, Acre e Rondônia, com poucas nuvens no céu. Na faixa que se estende desde o oeste do Amapá, incluindo o nordeste e noroeste do Pará, Roraima e boa parte do Amazonas, pancadas de chuva de intensidade moderada a forte e com raios ocorrem devido a instabilidades tropicais.