Apesar do avanço da colheita do trigo no Paraná, as cotações no estado seguem sustentadas em patamares elevados. Segundo o analista da Safras & Mercado, Jonathan Pinheiro, as perdas devido ao período mais seco e as geadas que ocorreram no decorrer da evolução da cultura prejudicaram as produtividades das regiões norte e oeste do estado, favorecendo a sustentação de preços neste momento.
“Em paralelo a isso, o mercado repercute o cenário cambial em alta no decorrer dos últimos pregões, fator que eleva a competitividade do trigo nacional frente ao importado, apesar da maior estabilidade dos preços na Argentina, após a melhora das condições climáticas no país vizinho. Os preços mais firmes do milho e o lado ofertante bem capitalizado completam uma conjuntura favorável à maior sustentação”, analisou.
Conforme Pinheiro, chuvas estão previstas para os próximos 10 dias no Paraná, o que causa preocupação quanto à possibilidade de novas perdas em áreas de estágios mais avançados de desenvolvimento, além de poder causar prejudicar o progresso da ceifa. “Com menor ingresso de oferta, os preços recebem menor pressão de oferta no mercado interno”, pontuou.
Por Agência Safras