Trigo: chuvas favorecem recuperação das plantas em Ijuí (RS)

As lavouras de trigo na regional da Emater/RS de Ijuí, no norte do Rio Grande do Sul, recebem boas chuvas nesta quarta-feira. A área semeada nos 44 municípios que compõe a regional soma 312 mil hectares.

Segundo o engenheiro agrônomo Gilberto Bortolini, a partir de amanhã o tempo já deve abrir, formando condições “excelentes para a retomada do crescimento”. Estas chuvas melhoraram levemente a situação das plantas. “A maior parte das lavouras está em emborrachamento, algumas áreas estão em espigamento e início de floração”, disse.

Devido à recente falta de chuvas, Bortolini estima perda de potencial produtivo, mas ainda é cedo para indicar percentuais. “Daqui a uns dez ou 15 dias, quando uma maior parcela das lavouras estiver em espigamento, vamos ter uma ideia melhor. Por enquanto, as plantas estão num porte reduzido. Elas ainda podem se recuperar”, explicou. De um modo geral, a condição sanitária das plantas é boa.

No início de agosto, a produtividade era projetada em 55 sacas por hectare. A média permite estimar uma produção de 1,03 milhão de toneladas na regional. Em junho, a Emater/RS projetou a safra gaúcha de trigo em 2021 em 2,9 milhões de toneladas, ao longo de uma área de 1,081 milhão de hectares.

Por Agência Safras