A colheita de trigo atinge 78% da área no Rio Grande do Sul. Na semana passada, eram 52%. Em igual período do ano passado, 96%. A média dos últimos cinco anos é de 97%. A área de cultivo do cereal alcançou 1.458.026 hectares. A produtividade estimada é de 3.210 kg/ha.
Com a ocorrência de chuvas, principalmente entre 12 e 13/11, a colheita havia sido interrompida, mas, a partir de 15/11, já foi possível retomar por conta da redução da umidade nos grãos para teores adequados. No restante da semana, o tempo seco, a baixa umidade relativa do ar e a presença de vento apressaram a perda de umidade, com extremos de colheita, em teores entre 10 e 12% de umidade nos grãos.
A produtividade é variável de acordo com a região, mas deverá ser superior à projetada. Esses resultados estão relacionados diretamente às condições de tempo favoráveis durante o ciclo, especialmente nos meses de outubro e novembro, quando as precipitações registradas foram abaixo das médias normais, e sem ocorrência de frio excessivo. Tal cenário dificultou a proliferação de doenças e permitiu a finalização da maturação em condições fitossanitárias adequadas. Também, a colheita pôde ser realizada em condições ótimas para a manutenção da qualidade dos grãos.
Por Agência Safras