Trigo: plantio atinge 90% da área no Rio Grande do Sul

O plantio do trigo atinge 90% da área no Rio Grande do Sul. Na semana passada, os trabalhos chegavam a 88%. Emigual momento do ano passado, eram 97%. A média dos último cinco ano para o período é de 95%.

A estimativa de cultivo de trigo no Estado para a safra 2022 é de 1.413.763 hectares. A produtividade estimada é de 2.822 kg/ha. A cultura está em fase final de semeadura.

De modo geral, no período entre 11 e 17/07, o excesso de umidade nas lavouras proporcionou poucos momentos possíveis de acesso para a semeadura ou tratos culturais. A estimativa atual de implantação é de 90% na média estadual. Há expectativa de que a área projetada seja semeada até o final de julho. Contudo, houve atrasos e dificuldades de plantio nas regiões da Campanha, Campos de Cima da Serra, Centro e Sul do Estado, onde a recorrência de chuvas impediu a progressão da operação.

Parte dos cultivos apresentam falhas de estande devido ao excesso de umidade no solo pós-semeadura, situação que pode ser parcialmente compensada pelo estímulo ao perfilhamento com aporte de nitrogênio. Os produtores com lavouras bem estabelecidas estão animados com o potencial produtivo e os preços elevados, programando uma nova aplicação nitrogenada para a fase de alongamento.

Por Agência Safras