Trigo: plantio é concluído em Ponta Grossa (PR) e chuvas favorecem desenvolvimento

O plantio de trigo está concluído nos municípios que compõem o núcleo regional de Ponta Grossa, do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura do Paraná. A área é estimada em 160 mil hectares.

Segundo o economista do Deral, Luiz Alberto Vantroba, as condições atuais são ótimas para a cultura. As lavouras receberam chuvas expressivas no último final de semana, após mais de vinte dias de estiagem.

“A umidade é excelente para o término da germinação das áreas mais tardias e para o desenvolvimento vegetativo das demais. Até então, o desenvolvimento estava atrasado. Mas as condições das lavouras eram razoáveis: 95% boas e 5% médias. As plantas iam aguentando, mas se chovesse seria ótimo. E choveu, então veio a calhar”, disse.

A meteorologia prevê poucas chuvas nesta terça-feira e tempo seco na quarta e na quinta-feira. Os produtores realizam o manejo contra manchas foliares, oídio e pulgão, pragas e doenças que podem prejudicar as lavouras. “Por enquanto, tudo tranquilo”, salientou Vantroba.