Os preços do trigo da Rússia caíram acentuadamente na semana passada, tanto para exportação, quanto para negócios internos. Segundo analistas, a queda refletiu a força do rublo contra o dólar após controles impostos por Moscou.
A Rússia, um dos maiores exportadores de trigo, continuou exportando através do Mar Negro, apesar das sanções do Ocidente, que complicaram a logística e o pagamento. Segundo o chefe da analista IKAR, Dmitry Rylko, novos negócios foram fechados recentemente.
Os preços para o trigo com 12,5% de proteína embarcados do Mar Negro na semana passada caíram na semana passada em US$ 22 para US$ 368 milhões de toneladas free on board (FOB). A Rússia exportou 560 mil toneladas de grãos na semana passada, contra 400 mil uma semana antes. No mercado doméstico do país, os preços caíram após queda do rublo em março.
O plantio de grãos de primavera continua com o clima favorável. Em março, 31 culturas de primavera foram plantadas em 509 mil hectares, contra 339 mil hectares um ano antes.
Segundo a consultoria SovEcon, a disponibilidade de fertilizantes não parece ser um problema para 2022.
Agência SAFRAS