Os estoques finais de trigo da Rússia devem crescer ao recorde de 16,2 milhões de toneladas em 2022/23. Segundo a consultoria agrícola SovEcon, citada pela agência russa TASS, outras 2,9 milhões de toneladas são mantidas num fundo de intervenção. As reservas recorde podem pressionar o mercado doméstico na segunda metade do primeiro trimestre de 2023. Conforme especialistas, os estoques do grão vêm crescendo durante a atual temporada em meio à safra recorde.
De acordo com estimativas preliminares do serviço estatal de estatística Rosstat, 102,7 milhões de toneladas foram colhidas pela Rússia em 2022. Ao mesmo tempo, o ritmo de exportações na primeira metade da temporada não acompanhou a safra recorde. De julho a dezembro, 22,8 milhões de toneladas foram exportadas, contra 24,8 milhões em igual período da safra anterior.
Ao final da safra passada, os estoques de trigo da Rússia eram estimados em 6,7 milhões de toneladas. A média dos últimos cinco anos, segundo a SovEcon, é de 9,3 milhões. Neste sentido, conforme especialistas, o mercado russo de trigo pode estar com sobreoferta em 2023. “Talvez o início do ano possa ser uma janela para vender parte das reservas a preços atrativos”, os analistas recomendam que produtores vendam parte de seus estoques em casos de flutuações das cotações.
Por Agência Safras