Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, anunciou que um novo local para a assinatura da chamada primeira fase do acordo comercial entre o país norte-americano e a China, já foi escolhido. Anteriormente, o encontro seria realizado no Chile, mas foi cancelado por motivos no qual Trump chamou de ‘circunstâncias não relacionadas’.
Em sua conta no Twitter, Trump afirmou que pelo menos 60% do que está em negociação será acordado durante encontro com Xi Jinping, presidente da China, em novembro.
China and the USA are working on selecting a new site for signing of Phase One of Trade Agreement, about 60% of total deal, after APEC in Chile was canceled do to unrelated circumstances. The new location will be announced soon. President Xi and President Trump will do signing!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) October 31, 2019
Desde o início de outubro, em protesto, habitantes do Chile saíram às ruas para expressar descontentamento pelo aumento do custo de vida. De acordo com levantamento do Ministério da Justiça e Direitos Humanos chileno, o surto social provocou a morte de 20 pessoas, centenas de feridos e cerca de 9 mil pessoas foram presas.