O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que pretende buscar um acordo comercial com a União Europeia, agora que seu governo conseguiu garantir a primeira fase do acordo comercial com a China e o USMCA – como é conhecido o novo pacto comercial da América do Norte. Em entrevista ao canal de notícias CNBC, Trump relatou que se encontrou na terça, 21, com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, às margens da reunião anual do Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, e disse que é preciso fazer algo a respeito da relação comercial dos EUA com a UE.
“A Europa tem sido muito difícil de lidar. Eles têm tirado vantagem do nosso país, a UE por muito, muitos anos, e eu disse para eles, não podemos mais fazer isso”, disse Trump, em entrevista à “CNBC” à margem do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.
Trump ameaçou impor tarifas ‘muito altas’ a carros e outros produtos da União Europeia se os dois lados não chegarem a um acerto. Segundo o presidente, a UE não tem outra opção além de fechar um acordo com Washington. “Eu ficaria surpreso se tivéssemos de implementar tarifas (contra a UE)”, disse. Ainda à CNBC, Trump afirmou que os EUA já começaram a negociar um acordo com o Reino Unido.
Por Estadão Conteúdo