A mudança nas regras para a formação de fila para fiscalização de embarcações no Estreito de Bósforo, bem como o aumento de sua arqueação e o planejamento do trabalho dos terminais e operadores marítimos foram discutidos na reunião do
Conselho Coordenador de Logística em Agricultura sob a presidência do Ministro da Política Agrária e Alimentação da Ucrânia Mykola Solsky.
As questões surgiram devido à desaceleração significativa das inspeções no Bósforo de navios que se deslocam sob o acordo de grãos. Desde o início de 2023, a média de inspeções é de 2,5 embarcações por dia, ante 3,5 embarcações em dezembro de 2022. Atualmente, 117 navios com grãos ucranianos aguardam a inspeção. Cada dia de paralisação traz prejuízos para os agricultores, pois leva a uma queda no preço de compra.
Os participantes do encontro analisaram possíveis opções para reduzir a ociosidade dos navios e aumentar o volume das exportações. Em particular, foi proposto aumentar o peso mínimo que os navios carregam para 25 mil toneladas.
As informações são da APK-Inform.
Por Agência Safras