Em 2023, a área plantada com oleaginosas na Ucrânia deve aumentar para 8,28 milhões de hectares, segundo previsão da APK Inform. Esse número representa um aumento de 3% em relação ao ano anterior. O incremento da área plantada em 2023 se deve, principalmente, à redução da área cultivada com grãos na Ucrânia. Também pesa positivamente a desocupação de parte dos territórios ucranianos em 2022.
A área plantada com sementes de girassol deve chegar em 5,3 a 5,4 milhões de hectares, o que representa 8% a 9% a mais do que no ano anterior. Já a área plantada com soja deve aumentar para 1,6 a 1,7 milhões de hectares, o que representa um acréscimo de 7% em relação ao ano anterior. Isso se deve à alta liquidez da cultura e à menor dependência da importação de sementes em comparação com outras oleaginosas.
A produção de sementes de girassol pode aumentar para 12,3 milhões de toneladas em 2023, o que representa um acréscimo de 12% em relação ao ano anterior. Isso dependerá do maior desenvolvimento das operações militares, das condições meteorológicas e do abastecimento de sementes.
Por Agência Safras