A Ucrânia pode exportar entre 6 e 7 milhões de toneladas de produtos agrícolas todos os meses, desde que o “corredor de grãos” funcione de forma estável, afirmou o primeiro vice-ministro de Política Agrária e Alimentos, Taras Vysotsky. “Setembro e outubro mostraram que a operação estável do corredor permite exportar entre 6 e 7 milhões de toneladas de produtos por mês. Isso é suficiente para os produtores ucranianos, bem como para garantir a segurança alimentar internacional”, observou Vysotsky.
Ele também informou que a colheita de sementes de girassol estava quase concluída na Ucrânia. A produção esperada é de cerca de 10 milhões de toneladas em 2022. “A colheita do milho está em andamento. Devido às condições climáticas desfavoráveis, um quarto da área foi debulhada. Esperamos colher entre 22 e 23 milhões de toneladas de milho”, acrescentou. Além disso, os agricultores ucranianos continuam plantando culturas de inverno. Já foram plantados 4 milhões de hectares, o que é quase 40% menos que no ano passado.
“Nas condições atuais, este é um bom indicador. A partir de 4 milhões de hectares, é possível colher pelo menos o dobro de grãos necessários para garantir a segurança alimentar doméstica”, enfatizou Vysotsky. Com informações da APK Inform.
Por Agência Safras