Em 2023, o primeiro milhão de toneladas de produtos agrícolas ucranianos foram enviados para países africanos, asiáticos e europeus através do corredor de grãos, informou o Ministério de Infraestrutura da Ucrânia. Em particular, em 13 de janeiro, 11 navios com 313,5 mil toneladas de produtos agrícolas deixaram os portos da Grande Odesa.
“Três graneleiros estão indo para países africanos. O Lady Litel com 31 mil toneladas de trigo é para a Líbia, o EAST WIND 1 com 25 mil toneladas é para a Tunísia e o Lady Hatice com 11 mil toneladas de alimentos é para Marrocos”, eles especificaram. Além disso, o graneleiro Antheia chegou ao porto de Chornomorsk. Foi fretado pelo Programa Alimentar Mundial da ONU para entregar trigo ucraniano ao Afeganistão.
No total, até o final da semana passada, 17 navios estavam sendo processados nos portos da Grande Odesa, nos quais estavam sendo carregadas 519 mil toneladas de produtos agrícolas ucranianos. Cinco navios estão se movendo no “corredor de grãos” para carregamento. No Bósforo, 104 embarcações aguardam vistoria do Centro Conjunto de Coordenação.
Desde 1º de agosto, 644 embarcações deixaram os portos da Grande Odesa, exportando 17,3 milhões de toneladas de alimentos ucranianos. As informações partem da APK Inform.
Por Agência Safras