Vacinas animais contra coronaviroses não devem ser usadas em humanos, alerta Sindan

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) emitiu uma nota oficial alertando que vacinas animais contra coronaviroses não são seguras para uso humano. As vacinas destinadas à imunização de bovinos, aves e animais de companhia sequer tem ação efetiva sobre o novo coronavírus Sars-Cov-2.

Segundo o Sindan, o alerta se faz necessário diante de mensagens compartilhadas em redes sociais que relacionam os produtos veterinários à prevenção e tratamento do novo coronavírus em humanos. “O uso de produtos de saúde animal em um ser humano pode acarretar efeitos adversos graves, e é nossa responsabilidade combater a falta de informação que pode trazer risco às pessoas”.

O alerta foi replicado pelo site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, explicou que o ministério ainda não tem registro de pessoas que tenham feito uso indevido das vacinas. Mas, ciente das publicações equivocadas que tem viralizado entre a população, optou por reforçar o aviso feito pelo Sindan.

Por Paola Cuenca, de Brasília