O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) capturou um sagui com suspeita de raiva em Juazeiro do Norte, interior do estado, na segunda-feira (25). O animal invadiu uma casa no Bairro São José no fim de semana.
O sagui chegou a ameaçar a família e um cachorro que residem no local. Segundo os moradores, ”no fim de semana o animal apareceu nas dependências do imóvel agitado e irritado. Ele chegou a morder frutas que estavam na casa, mas parecia não se alimentar”. Ninguém foi ferido pelo animal.
Os bombeiros utilizaram uma rede para capturar e imobilizar o sagui, como mostra o vídeo abaixo:
Após a captura, o animal foi conduzido até o Centro de Zoonoses da cidade. Lá, ele será examinado e observado por veterinários, para constatar se está mesmo infectado com o vírus da raiva.
“O sagui ficará em observação durante 15 dias e passará por exames que podem diagnosticar a raiva”, relatou a médica veterinária Liliane de Oliveira.
Caso seja diagnosticado com raiva, o animal será submetido a eutanásia e uma amostra de sangue será enviada ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Do contrário, o sagui será devolvido à natureza.
Novas variantes do vírus da raiva no Ceará
Um estudo recente liderado pela FAPESP e EPM-Unifesp apontou que novas variantes do vírus da raiva, particularmente relacionadas aos saguis-de-tufo-branco (callithrix jacchus), foram detectadas em morcegos frugívoros e insetívoros.
De acordo com a pesquisadora do Lacen e doutoranda EPM-Unifesp, Larissa Leão Ferrer de Sousa, foram confirmados sete casos de saguis infectados. Em abril deste ano, um agricultor de 36 anos, foi atacado e morreu no município de Cárius, cerca de 146 km de Juazeiro do Norte.
*Sob supervisão de Henrique Almeida
__
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.