Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

IAM PARA HONG KONG

Homens são presos em aeroporto de SP por contrabando de barbatana de tubarão

Além dos itens, a PF apreendeu 38 pepinos-do-mar, mais de 3 kg de bexigas natatórias de peixes e cerca de 1 kg de pescado seco

Barbatanas de tubarão
Foto: Polícia Federal

Dois homens foram presos na última terça-feira (3) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, por contrabando de itens da fauna brasileira. A carga apreendida incluía 50 barbatanas de tubarão, 38 pepinos-do-mar, mais de 3 kg de bexigas natatórias de peixes e cerca de 1 kg de pescado seco.

A ação ocorreu após agentes da Polícia Federal (PF) identificarem materiais suspeitos nas bagagens dos passageiros por meio de raio-x. Durante a fiscalização, agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) confirmaram a presença dos itens ilegais.

Os homens alegaram que a carga era para consumo próprio e que seria levada para Hong Kong. No entanto, não apresentaram documentos que autorizassem o transporte internacional dos itens.

Espécies protegidas

Em nota, a PF destacou que os tubarões cujas barbatanas foram apreendidas pertencem a espécies listadas na Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites).

A convenção proíbe o comércio internacional de espécies ameaçadas para proteger a fauna e flora em extinção.

Os suspeitos foram presos em flagrante e multados por contrabando e crimes ambientais. As mercadorias foram apreendidas, e a investigação segue para determinar a origem dos itens e possíveis conexões com redes internacionais de tráfico de fauna.

*Sob supervisão de Luis Roberto Toledo

Sair da versão mobile