Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

SAÚDE PÚBLICA

Operação Verão Total monitora cargas de origem animal em trânsito

Além disso, a ação faz o enfrentamento ao abate clandestino em parceria com as forças de segurança e realiza ações de educação sanitária

OPERAÇÃO VERÃO TOTAL
Seapi/RS

O governo do Rio Grande do Sul colocou em vigor a Operação Verão Total 2024/2025, uma iniciativa coordenada pelo gabinete do vice-governador e integrada entre secretarias e órgãos públicos estaduais, que mobiliza forças de segurança, saúde, meio ambiente e outras áreas para garantir infraestrutura e segurança aos veranistas.

O primeiro dia da ação ocorreu, em Cidreira, no litoral do estado. Servidores da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) participaram da operação.

O Chefe da Divisão de Controle e Informações Sanitárias da Secretaria, médico veterinário Paulo Coelho de Souza, destacou que o foco do trabalho foram as fiscalizações de produtos de origem animal em trânsito. “A gente faz barreiras de trânsito abordando veículos transportadores para verificar condições de armazenamento durante o transporte, origem dos produtos, entre outros”.

Além destas ações, a Seapi também apoia as forças-tarefas de segurança alimentar realizadas pelo Ministério Público em estabelecimentos comerciais, combate ao abate clandestino em parceria com as forças de segurança e as ações de educação sanitária.

No ano passado, dentro da Operação Verão 2023/2024, a Seapi realizou 91 barreiras de fiscalização, tendo 2.100 veículos vistoriados, 680 toneladas de produtos fiscalizados entre carnes, embutidos, lácteos e ovos. Deste total, 4.500 kg foram considerados impróprios para consumo, sendo apreendidos e inutilizados. Também foram realizadas ações de educação sanitária, com cerca de 1.500 pessoas.

Sair da versão mobile