Conhecida pelo flamenco, a Espanha possui a quarta maior economia da zona do euro, com a agricultura representando apenas 2,6% do Produto Interno Bruto (PIB). A exportação de carros, peças automotivas e medicamentos estão entre os principais componentes da balança comercial.
No agronegócio, os espanhóis ainda possuem um tímido desempenho em relação às grandes potências, como Brasil, Argentina e Estados Unidos. No entanto, a produção de frutas, hortaliças, vinhos, azeites, carne suína e pescados se destacam.
Maior exportador mundial de azeitonas, a Espanha fabrica uma grande quantidade de azeite, que é considerado um dos melhores do mundo. Já o vinho é enviado para mais de 170 países e se destaca juntamente com o famoso presunto ibérico e pescados.
No ano passado, o Brasil enviou para a Espanha US$ 757,6 milhões em soja, o que representa um valor de quase 20% de todas as exportações no ano. De acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) brasileiro, produtos como milho, café, frutas e carnes também foram vendidos.
Por outro lado, o produto agrícola mais importado pelo Brasil do país europeu é o azeite, seguido de alho, vinhos e frutas. Peças para tratores também são enviadas pelos espanhóis.
Entre 2015 e 2017, o Ministério da Agricultura do país lançou uma campanha de valorização dos itens agrícolas. Com o slogan “Nascidos na Espanha, admirados pelo mundo”, o governo e outras organizações tentam promover os produtos em mercados internacionais. Veja abaixo:
Tourada: evento histórico e cultural
Também conhecida como touromaquia, a tourada é uma prática muito tradicional na Espanha e reúne milhares de pessoas nos eventos. Assim como a vaquejada no Brasil, os adeptos consideram que o esporte está intimamente ligado à história e à cultura local.
Em sua origem, a prática era realizada a cavalo e por membros mais altos da sociedade. No entanto, devido à influência do rei Filipe V, que era contrário à presença de aristocratas nas touradas, pois precisava dos mesmos e dos cavalos para a guerra, o esporte teve mudanças e foi configurado como se conhece hoje.
As touradas normalmente são realizadas em locais conhecidos como “Plaza de Toros”. Em Madrid, a Plaza de Toros de Las Ventas é uma das mais conhecidas, sendo a maior da Espanha e a segunda maior do mundo.
Outra grande tradição no país relacionada à pecuária é a festa de São Firmino, na cidade de Pamplona, em Navarra. O evento acontece no mês de julho e consiste em uma corrida de touros ao longo de um percurso de 849 metros por três ruas. O curioso é que voluntários se habilitam para participar junto aos animais.
La Tomatina: a guerra de tomates
Considerado o principal produtor de frutas e hortaliças da Europa, parece que a Espanha não se importa em usar cerca de 140 mil quilos de tomates em uma festa chamada “La Tomatina”. O evento acontece toda última quarta-feira do mês de agosto em Buñol, na província de Valência. Os espanhóis se divertem atirando a fruta esmagada uns nos outros durante uma hora.
No futebol
Em campo, a Espanha se destaca por times famosos, como Real Madrid e Barcelona, pelos quais muitos jogadores brasileiros já passaram. Vencedor da Copa do Mundo de 2010, único título conquistado pela seleção espanhola, o país promete ser um grande concorrente na disputa pela taça de melhor do mundo.
Neste ano, a estrela da seleção da Espanha e grande esperança para os fanáticos por futebol do país é o jogador Sergio Ramos. Ele é o segundo atleta espanhol com mais partidas e se aproxima do recorde de 167 jogos de Iker Casillas.
Já o treinador do time, Julen Lopetegui, foi antigo goleiro do Barcelona e do Real Madrid e integrou a seleção espanhola de 1994. Em 2016, foi escolhido para assumir o time do país, sucedendo a Vicente del Bosque.