O Brasil exportou, de janeiro a novembro de 2019, um total de 70 milhões de toneladas de soja, uma queda de 12% ante o mesmo período do ano passado. A disputa entre os portos brasileiros que mais quem mais embarcaram o grão segue bastante acirrada, dando até o momento vantagem ao porto de Santos, em São Paulo.
Este ano, até novembro o porto paulista embarcou 16,9 milhões de toneladas de soja, 16% menos que no comparativo com o mesmo período de 2018, quando haviam sido transportados 20,1 milhões de toneladas ao exterior.
A segunda colocação foi assumida pelo porto de Rio Grande, com 12,2 milhões de toneladas, 2,4% menor que em 2018. A principal diferença é a inversão de posições entre ele e o Porto de Paranaguá (PR), que ano passado era o 2º colocado.
O porto paranaense está agora na 3ª colocação, por ter embarcado 10,9 milhões de toneladas no acumulado de 2019, forte recuo de 21,5% ante os 13,9 milhões de toneladas de 2018.
Já o Porto de São Luís (MA) segue na 4ª posição e é um dos poucos que registrou incremento no volume exportado de soja por ali. Ao todo foram 7,8 milhões de toneladas, 1,3% mais que 2018.
Por fim, fecha a lista dos cinco portos que mais embarcaram soja ao exterior o porto de Belém/ Barcarena (PA), com 5,3 milhões de toneladas, alta de 12,7% ante as 4,7 milhões de toneladas do ano passado.
No ano passado, a 5ª posição era ocupada pelo porto de São Francisco do Sul (SC), que com seus 4,2 milhões de toneladas (ante as 5,2 milhões de 2018), perdeu a posição para Belém.