O Porto de Paranaguá vai movimentar nesta semana a maior carga de farelo de soja para exportação de sua história, cerca de 90 mil toneladas, o equivalente à capacidade de mais de 2,5 mil carretas. Em nota, a administração do porto diz que a operação para carregar o navio chinês Lan Hua Hai, que chega nesta segunda-feira, dia 27, deve durar quatro dias.
“Com 254 metros de comprimento e 43 metros de boca (largura), este é o maior navio graneleiro já recebido no Corredor de Exportação”, disse a empresa Portos do Paraná. Conforme o porto, o farelo brasileiro foi comprado de empresas e cooperativas de produtores como a Cargill, ADM, Coamo, Cocamar, Agrária e Comigo e tem como destino a Holanda.
Em média, os navios que carregam granéis sólidos no Porto de Paranaguá medem entre 199 e 229 metros de comprimento e recebem pouco mais de 60 mil toneladas de carga (soja, milho ou farelo) por escala.
Segundo o chefe da Divisão de Silo dos Portos do Paraná, Gilmar Francener, navios com grande capacidade de carga permitem um ganho operacional. Um navio de 90 mil toneladas substitui a atracação de dois navios menores. “A redução dos tempos operacionais, com redução das manobras de entrada e saída, reflete no preço do frete.”
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