Especialista na área de entomologia, desenvolve trabalhos com empresas e também com os produtores rurais
Jurema Rattes é professora e pesquisadora da Universidade de Rio Verde, em Goiás. São anos de experiência na área de entomologia agrícola com ênfase em bioecologia, focado nas pragas existentes no cerrado e manejo de pragas de grandes culturas, como a soja
“Desde o momento em que eu comecei a trabalhar com as pragas e conhecer um pouco da vida deles fiquei encantada; É um desafio. Cada dia que você se passa você percebe que tem muito mais a ser estudado e muito mais a ser entendido, então é uma paixão que a gente tem por aquilo que a gente faz”, comenta.
Segundo ela, o sojicultor sabe o dano que as pragas ocasionam, por isso é importante saber momento adequado de fazer o controle e as opções para fazer isso, pensando nos ganhos de produtividade.
Jurema presta consultoria para a Universidade de Rio Verde por meio de sua empresa, chamada Agrorax, que além de contribuir para o desenvolvimento de técnicas de manejo de pragas e controle de grãos, ainda trabalha na conscientização e treinamento de produtores da região.
“Somos consultores específicos na área de entomologia. Trabalhamos com as empresas que desenvolvem os inseticidas e novos produtos, tentando encontrar a melhor molécula para se posicionar no momento correto para o controle da praga. Temos um trabalho paralelo antes do lançamento das moléculas, com as empresas, e depois com o produtor”, garante.
Vote aqui no Personagem Soja Brasil desta temporada
Confira abaixo a história completa: