O navio Pacific South, de bandeira das Ilhas Marshall, vai carregar volume recorde de farelo para uma única embarcação no Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá, disse a empresa Portos do Paraná. Serão 103 mil toneladas do derivado. Este também é o maior graneleiro já recebido no complexo, com 292 m de comprimento e 45 m de largura.
O navio atracou no fim da tarde de segunda-feira no berço 214, um dos três que compõem o corredor de exportação. As 103 mil toneladas de farelo de soja serão carregadas a partir de três terminais. Cerca de 84 mil toneladas sairão da Coamo; 15 mil da Cotriguaçu; e quatro mil toneladas dos silos públicos (horizontais). Esse é o maior navio graneleiro já recebido no complexo até hoje.
“Tanto o volume, quanto o tamanho do navio, que vamos operar atestam a nossa capacidade operacional. Uma ação desse porte exige trabalhadores portuários qualificados, praticagem experiente e capacidade de infraestrutura, terrestre e marítima”, diz o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
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O meganavio veio do porto de Xangai, na China, e chegou na Baía de Paranaguá no último dia 1º. Geralmente, os navios que carregam os graneis têm 5 ou 7 porões. Este tem nove porões para receber e transportar todo o farelo que começa a ser carregado.
O carregamento deve levar cerca de cinco dias, se não houver paralisações por chuva ou umidade excessiva, segundo a administração portuária, que cita previsão da empresa responsável pela operação, a Cargill.
O farelo seguirá para o porto de Amsterdã, na Holanda. O volume de 103 mil toneladas supera em 13 mil toneladas o recorde anterior, registrado há pouco mais de um ano. Em 27 de maio de 2019, o navio chinês Lan Hua Hai, de 254 metros, havia carregado 90 mil toneladas de farelo de soja no porto. Desta vez, a embarcação é 38 metros maior.
Em média, segundo a Portos do Paraná, os navios graneleiros recebidos no Porto de Paranaguá medem entre 199 e 229 metros de comprimento e costumam receber pouco mais de 60 mil toneladas de carga (soja, milho ou farelo).
O volume de 103 mil toneladas é suficiente para carregar 3.400 caminhões, supera, em 13 mil toneladas, o recorde anterior registrado há pouco mais de um ano. Em 27 de maio de 2019, o navio chinês Lan Hua Hai, de 254 metros, carregou 90 mil toneladas de farelo de soja.