O Rio Grande do Sul pode enfrentar problemas com o em fevereiro de 2021. Neste mês, a soja plantada ainda estará em fase de desenvolvimento, necessitando de umidade para completar o ciclo de enchimento de grãos. Entretanto a previsão mostra que faltará água para o estado no mês.
“Isso não significa que não choverá no estado, mas a meteorologia aponta para um volume muito abaixo do normal para o mês”, diz a editora de Tempo do Canal Rural, Pryscilla Paiva.
Maior evento da sojicultura já está marcado. Confira!
Segundo o presidente da Aprosoja-RS, Décio Teixeira, essa previsão de déficit hídrico de janeiro a março preocupa sim, ainda mais após uma safra com forte quebra, como foi em 2019.
“Se não acontecer como no ano passado, acredito que os produtores conseguirão ter um resultado positivo. Vamos torcer pro clima ajudar. Mas os produtores estão com muita coragem e pensando positivo para se recuperar da safra anterior”, afirma.
Teixeira ressalta que os produtores já estão se organizando para receberem os insumos em setembro, para iniciar o plantio em outubro.
“No que se refere ao produtor está tudo andando bem. Insumos comprados, e vendas antecipadas da nova safra na casa dos 35%, com preços recebidos na casa dos R$ 113 por saca na média”, afirma Teixeira.