O período de plantio da soja no Rio Grande do Sul ocorre entre 11 de setembro e 31 de dezembro, de acordo com o Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a cultura, ano-safra 2019-2020. Segundo a Emater-RS o plantio no estado já começou, mas de maneira bastante lenta, com algumas áreas plantadas na regional de Ijuí, Santa Rosa e Soledade.
Em Ijuí, as primeiras lavouras implantadas estão apresentando boa emergência. A Emater relata que há incidência de lagartas de solo (Elasmopalpus lignosellus) e lagarta-rosca (Agrotis ipsilon), sendo necessário adicionar inseticida no momento da dessecação das áreas.
Na maioria dos municípios de Santa Rosa, os produtores ainda estão dando andamento aos preparativos para a semeadura da soja, sendo que as sementes e insumos já foram adquiridos. A maioria das áreas já está dessecada e, a partir da segunda quinzena de outubro, deverá ser intensificada a semeadura da cultura, culminando com maior percentual de área a ser plantada na primeira semana de novembro.
Em Soledade, a semeadura começou de forma lenta. Os produtores concentram-se na dessecação de áreas. A estimativa da Emater/RS para a safra de soja 2019/2020 indica uma área de 5.956.504 hectares, um aumento de 1,93% em relação à safra anterior e uma produção estimada de 19.746.793 toneladas. Isso resulta em produtividade de 3.315 quilos por hectare.