O plantio de soja em Dourados, no sul de Mato Grosso do Sul, se mostra bem lento na comparação com o mesmo período do ano passado, quando já havia sido concluído. De acordo com o departamento técnico da Coperplan, pouco mais de 40% da área estimada de 155 mil hectares havia sido plantada até o final da última semana, com cerca de 25% das lavouras emergidas e 15% por emergir.
O engenheiro agrônomo Eduardo Brandt salienta que a falta de chuva evitou um avanço mais efetivo das atividades. “Frente à média histórica o cultivo ainda está dentro do normal e a expectativa é de que as chuvas possam melhorar na região para permitir o andamento do plantio”, avalia.
A expectativa de Coperplan é de que o rendimento médio da soja possa ficar ao redor de 3.000 quilos por hectare.
Segundo o mais recente levantamento de Safras & Mercado, a área cultivada com soja em Mato Grosso do Sul na safra 2019/2020 deve atingir 3 milhões de hectares, com alta de 6% em relação à temporada anterior.
A produção estimada é de 9,851 milhões de toneladas, 15% abaixo das 8,586 milhões de toneladas registradas na temporada 2018/19. O rendimento médio previsto é de 3.300 quilos por hectare.