BALANÇO

ABCS e FNDS destacam estratégias para impulsionar a suinocultura em 2024

A erradicação da Peste Suína Clássica foi prioridade; campanhas de vacinação alcançaram 640 mil imunizações em três estados do Nordeste

Foto: Ronaldo Rosa/  Embrapa Amazônia Oriental
Foto: Ronaldo Rosa/ Embrapa Amazônia Oriental

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS) apresentou um balanço das iniciativas realizadas em 2024, reforçando o compromisso com o crescimento sustentável e a modernização do setor suinícola brasileiro. Segundo a entidade, foram mais de 26 ações em âmbito nacional, abrangendo as áreas técnica, política, marketing e mercado.

De acordo com a associação, a erradicação da Peste Suína Clássica (PSC) foi prioridade. A ABCS intensificou esforços com campanhas de vacinação que alcançaram 640 mil imunizações e visitas técnicas nos estados do Piauí, Ceará e Maranhão, em parceria com o Ministério da Agricultura (MAPA). Esses esforços integram o Plano Estratégico Brasil Livre de PSC, visando proteger o rebanho nacional e fortalecer a saúde animal.

Política

A ABCS acompanhou 27 projetos de lei que impactam a suinocultura, como a reforma tributária e o controle de espécies invasoras, incluindo javalis. Além disso, lançou a edição 2024 do Retrato da Suinocultura Brasileira, ferramenta estratégica para diálogo com parlamentares sobre políticas públicas.

Marketing e mercado

Destaque para a Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) que impulsionou em 37% as vendas da proteína, alcançando 135 milhões de consumidores. Outra iniciativa foi a websérie Porco a Porco, que somou mais de 2,2 milhões de visualizações e ajudou a desmistificar o consumo de carne suína, abordando temas como sustentabilidade e bem-estar animal.

Capacitação

A Escola de Gestores treinou lideranças do setor com cursos voltados para comunicação e inovação, destacando o uso de ferramentas como inteligência artificial e copywriting. Paralelamente, o evento FNDS Collab reuniu representantes de toda a cadeia para fomentar parcerias estratégicas. Por fim, a campanha Carne de Porco: Bom de preço, bom de prato levou cortes prontos para consumo ao mercado, reforçando a presença da carne suína no dia a dia dos brasileiros, especialmente no Nordeste.

Sistema ABCS 

A ABCS ressaltou o trabalho de suas afiliadas que estiveram presentes ao longo deste ano na realização de duas Assembleias, apoiando eventos e datas de grande importância para os produtores de todo o Brasil.