A agricultura no Brasil passou por várias mudanças e ciclos, sempre transformando a economia do país. Muitos profissionais da engenharia, agronomia e geociências têm impulsionado o setor, mas essa transformações sempre partem do mesmo local: a sala de aula.
No nono episódio da terceira temporada da série Agronomia Sustentável, professores de universidades de várias partes do Brasil destacam os desafios como educador, a experiência em sala de aula, e como repassar para os futuros engenheiros agrônomos o conhecimento adquirido em anos de estudo.
Um bom exemplo saiu da Esalq, em Piracicaba, no interior de São Paulo. O engenheiro agrônomo Carlos Eduardo Cerri é professor no Departamento de Ciência de Solo e seguiu o ofício baseado na profissão do avô. Do outro lado do país, o professor Leonardo Pimentel, da Universidade Federal de Viçosa, conta que manter-se continuamente atualizado e em linha com as novas gerações são os maiores desafios da docência.
Para conferir em detalhes esses e outros exemplos, não perca o programa Agronomia Sustentável, uma realização do Canal Rural com o Sistema Confea e Crea, que vai ao ar todos os sábados, às 9h, com reprise aos domingos, às 7h30.