Foi no centro do poder, Brasília, que o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Joel Krüger, concedeu entrevista à equipe do Canal Rural para o programa de abertura da nova temporada do projeto Agronomia Sustentável. A importância da agronomia no tema mudanças climáticas, o cenário político para o agro e a responsabilidade do profissional da agronomia da qualidade de vida da população foram alguns dos assuntos abordados.
Segundo o presidente, o Confea defende o interesse da sociedade tanto na qualidade do alimento consumido como na vida do trabalhador rural. “Nós estamos defendendo o cidadão. Essa defesa coletiva, essa defesa da sociedade é o nosso principal produto. Garantia de qualidade de vida para todo mundo”, diz Krüger.
Neste primeiro episódio, exibido neste sábado, 31, o presidente do Confea falou ainda sobre a importância do agronegócio na política socioeconômica do país e a influência da agronomia no desenvolvimento sustentável. A segunda temporada da série está percorrendo 13 capitais do Brasil para conhecer as histórias dos profissionais da agronomia que atuam na área urbana. A série é uma parceria do Canal Rural com o Confea e os Conselhos Regionais (Creas).
Com o período de pandemia, vários setores precisaram se reinventar e as mudanças de hábitos passaram pelas mãos da engenharia, agronomia e geociências. Segundo Krüger, os três setores participam ativamente do momento delicado em que o mundo vive. “No campo, nós não podemos parar. Os alimentos precisam ser produzidos”.
Falar de agronomia reforça o papel da segurança e qualidade dos alimentos na geração da sustentabilidade. No episódio, mostramos a inter-relação do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia com os objetivos do desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que constam no plano da Agenda 2030. De acordo com o Krüger, as atividades do Confea estão diretamente relacionadas aos 17 objetivos do plano. “Quando falamos da agronomia, nós falamos da alimentação, da fome zero. E que todos possam ter uma alimentação saudável”.
Mesmo com a pandemia, o agronegócio manteve a estabilidade econômica do país, atingindo superávit de cerca de US$ 80 bilhões. “Em um momento de crise, em que o país precisa dessa receita e o mundo precisa de alimentos, a participação brasileira para o mundo e para o Brasil foi fundamental”, diz Krüger.
Sobre o cenário político para o agro com eleições majoritárias em 2022, Joel Krüger destacou a importância de inserir no plano de governo a valorização da ciência e tecnologia e, principalmente, a disponibilidade de recursos no incentivo ao setor do agronegócio e agricultura familiar.
Um outro recorte do programa foi sobre a 26ª Conferência das Nações Unidas das Mudanças Climáticas (COP 26). No caso da agricultura, o debate é importante, ressaltou o presidente do Confea, pois envolve as condições climáticas e hídricas impactando na geração de energia. “As mudanças climáticas logicamente interessam à engenharia, à agronomia e às geociências”, afirma.