A delegação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participou, em Dubai, do painel China-Brasil sobre Agricultura Sustentável durante a COP28. O evento, promovido pelo governo chinês, reuniu especialistas e autoridades dos dois países para discutir estratégias na construção de uma agropecuária de baixo carbono para o futuro.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Durante o painel, Brasil e China destacaram a necessidade de abordagem conjunta para enfrentar desafios globais, consolidando a parceria como impulsionadora de práticas ambientalmente responsáveis.
Investimentos em tecnologias sustentáveis, alinhadas ao Plano ABC+ e estratégias de proteção ambiental, foram apontados como cruciais para futuras relações comerciais.
A secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Mapa, Renata Miranda, representou o Brasil. Ela ressaltou a importância da cooperação bilateral na integração de compromissos ambientais aos modelos de negócio. Renata criticou medidas unilaterais prejudiciais e enfatizou o compromisso do Brasil com a sustentabilidade. A plataforma AgroBrasil+Sustentável foi destacada como meio de promover transparência nos dados de conformidade legal e práticas sustentáveis da produção agropecuária.
Wang Yi, especialista chinês em mudanças climáticas, elogiou o Brasil como fornecedor global ambientalmente responsável. Ele enfatizou a parceria de longo prazo entre os países e a possibilidade de construir um futuro sustentável juntos. Wang Yi destacou o papel crucial das instituições financeiras na promoção da sustentabilidade, incentivando práticas orgânicas e certificações para garantir rastreabilidade internacional.
O Canal Rural acompanha a COP28 com apoio de Portos do Paraná, OCB, CNA/Senar e ApexBrasil