Agronomia Sustentável

Capital paraense é a porta de entrada da Amazônia e rica na biodiversidade culinária

No sexto episódio, o Agronomia Sustentável destaca o engenheiro agrônomo na área de imóveis rurais, arborização e na indústria de açaí

Quem mora em Belém (PA) já conhece bem o ritmo da cidade: chove todos os dias, e na mesma hora. É na capital que o mercado Ver-o-Peso se consolida como um importante patrimônio histórico, com uma gastronomia de dar água na boca. E também muitas histórias. As poções mágicas preparadas por “curandeiras” que misturam ervas, perfumes e outros segredos fazem sucesso.

Por lá, o açaí se popularizou nacionalmente e é utilizado de diversas formas na culinária brasileira. Em Belém, o engenheiro agrônomo Francisco Ferreira, que é ribeirinho e estudioso da fruta, investiu no setor e construiu uma fábrica na cidade. “Eu vi no açaí, desde quando eu estava na faculdade, um potencial grande para a nossa região, por isso que eu sempre dei ênfase para valorizar o açaí”, conta.

Em outro ponto da capital, a equipe do Canal Rural foi conhecer o trabalho de georreferenciamento de imóveis rurais, atividade desempenhada pelo engenheiro agrônomo Cléber Souza de Oliveira. Além do conhecimento na área de economia de agronegócio, Oliveira tem habilidade com tratos culturais, clima, solo, irrigação, escoamento e comercialização dos produtos. “Nós estamos na Amazônia, no estado do Pará, e aqui a questão fundiária e ambiental são pontos críticos na aquisição de imóvel rural”, frisa.

O projeto Agronomia Sustentável é uma parceria do Canal Rural com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), os Conselhos Regionais (Creas) e Organização das Cooperativas Brasileiras. O programa vai ao ar aos sábados, às 9h, com reprise aos domingos, às 7h30.