Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

DESIGN CIRCULAR

Carrefour participa de desafio de inovação para criação de alimentos capazes de regenerar a natureza

Iniciado no ano passado, o programa atraiu mais de 140 inscrições de empresas de alimentos e bebidas

supermercados - agencia brasil - capa
Foto: Arquivo/Agência Brasil

O Desafio O Grande Redesenho de Alimentos, promovido pela Fundação Ellen MacArthur, ganhou um novo apoiador de peso: o Grupo Carrefour Brasil. Essa jornada de inovação visa criar produtos alimentícios que regenerem a natureza, adotando os princípios do design circular de alimentos.

Iniciado no ano passado, o Desafio atraiu mais de 140 inscrições de empresas de alimentos e bebidas, marcando uma fase de aprendizado e desenvolvimento de produtos em conformidade com os preceitos da economia circular. Avançando para a segunda fase, 168 ideias de produtos estão prontas para a etapa de produção, recebendo suporte não apenas da Fundação Ellen MacArthur, mas também do recém-chegado Grupo Carrefour Brasil.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

Ao longo da fase de produção, o Grupo Carrefour Brasil desempenhará um papel fundamental, oferecendo feedback construtivo sobre os produtos e realizando conversas individuais com os participantes para alinhar as propostas às expectativas do varejo. Com o objetivo de selecionar um grupo de produtos bem-sucedidos, a empresa planeja conceder espaço gratuito em suas prateleiras por seis meses aos escolhidos.

Essa parceria estratégica reflete o compromisso do Grupo Carrefour Brasil com a proteção da biodiversidade e sua visão de transformar a cadeia de produção alimentar para uma abordagem regenerativa. A colaboração com a Fundação Ellen MacArthur oferece uma oportunidade tangível de cocriação, buscando iniciativas de impacto na produção alimentar.

Luisa Santiago, diretora executiva da Fundação Ellen MacArthur na América Latina, destaca a importância dos varejistas, como o Grupo Carrefour Brasil, no apoio ao Desafio. Essa colaboração é crucial para tornar os produtos resultantes acessíveis e integrados ao cotidiano dos consumidores.

No contexto brasileiro, diversas ideias inovadoras, aprovadas para a fase de produção, incluem propostas como uma bebida à base de plantas da Puravida, a “Tirinha Amazonika” da Amazonika Mundi, feita a partir da fibra do caju e ingredientes amazônicos, e cookies de maçã e canela da Native, cultivados com práticas regenerativas e farinha de semente de uva reciclada.

O Desafio O Grande Redesenho de Alimentos destaca o potencial das empresas de alimentos e varejistas em influenciar positivamente o sistema alimentar, contribuindo para a preservação e restauração da natureza. O modelo de design circular de alimentos oferece uma abordagem sustentável para a criação de produtos alimentícios, enfrentando desafios ambientais significativos.

______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile