O próximo episódio do Agronomia Sustentável vai mostrar o trabalho de profissionais da engenharia em projetos de cunho social. A equipe do programa foi até o estado do Amazonas para conhecer os projetos desenvolvidos pelo Crea-AM. Por lá, o engenheiro agrônomo Audinei Lima Leite faz parte de um grupo de trabalho que oferece assistência técnica aos produtores rurais da região metropolitana de Manaus.
“Quando a gente chega em uma propriedade, que o produtor tem 1 hectare, e não consegue produzir com qualidade, a gente começa dar assistência técnica, e esse produtor começa ter uma renda melhor”, define.
Por todo o país, os Creas estão engajados em ações sociais e a unidade do Espírito Santo é um bom exemplo. Um projeto criado na gestão do presidente Jorge Luiz e Silva faz todo sentido para a sociedade da área urbana de Vitória. “A gente sai em busca dos problemas sociais para resolvê-los”, relata.
Já a preocupação do Conselho de Goiás é com a qualidade de vida da população, principalmente do interior do estado. O projeto “Cidades Verdes”, coordenado por uma engenheira florestal, funciona como boa prática de desenvolvimento urbano sustentável. “O programa parte da premissa de que a arborização assistida é muito importante para a qualidade de vida da sociedade e dos habitantes dos pequenos municípios”, relata Marcella Castro.
Outro destaque do programa deste sábado são as ações desenvolvidas pela ONG Engenheiros Sem Fronteiras. A série Agronomia Sustentável é uma realização do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Mútua e Canal Rural e vai ao ar todos os sábados, às 9h (horário de Brasília), com reprises aos domingos, às 7h30.