Um recente estudo da Fundação Ellen MacArthur sugere que uma revolução na reutilização de embalagens pode oferecer uma solução significativa para a crise global do plástico. O relatório intitulado “Desbloqueando uma Revolução na Reutilização” destaca os benefícios ambientais e econômicos das embalagens retornáveis.
Desenvolvido em colaboração com mais de 60 organizações líderes, incluindo o Banco Europeu de Investimento e grandes marcas como Danone, PepsiCo e Unilever, o estudo demonstra que embalagens plásticas reutilizáveis podem competir em termos econômicos com as embalagens de uso único quando projetadas colaborativamente e operadas em grande escala.
- Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no WhatsApp!
A pesquisa enfatiza que a mudança para embalagens reutilizáveis pode reduzir significativamente a poluição por plásticos. A adoção generalizada dessas embalagens poderia resultar em uma queda de cerca de 20% na quantidade total de plástico despejada no oceano até 2040.
A Fundação destaca que embalagens plásticas reutilizáveis podem reduzir as emissões de gases de efeito estufa e o uso de água em 35% a 70%, em comparação com plásticos de uso único, no cenário mais ambicioso.
Sander Defruyt, líder da iniciativa de plásticos na Fundação Ellen MacArthur, ressalta a necessidade de uma revolução na reutilização para combater a poluição por plásticos. Ele destaca que essa mudança exigirá esforços colaborativos de empresas, formuladores de políticas e instituições financeiras.
O estudo foca em embalagens retornáveis, que, uma vez devolvidas pelos clientes, são profissionalmente limpas e reabastecidas antes de serem vendidas novamente. Para impulsionar essa mudança global, a Fundação apela aos líderes dos setores privado, público e financeiro para adotarem uma abordagem inovadora na expansão dessa revolução na reutilização.
______
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.