Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA

Nova espécie da flora brasileira é descoberta em Minas Gerais

Planta está localizada em região que carece de conservação de proteção integral, sendo ameaçada pela atividade mineradora

Espécie nova; flora
Foto: IEF / Divulgação

Uma nova espécie da flora foi encontrada no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, localizado no Quadrilátero Ferrífero, um dos mais ricos ecossistemas de Minas Gerais.

A descoberta da Microlicia ferricola Versiane foi feita por pesquisadores da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).

O nome da planta é uma referência ao local onde foi encontrada, caracterizado pelo solo rico em ferro. Ela foi descrita em um artigo recentemente publicado na revista Phytotaxa, por Ana Flávia Versiane, Maria José Reis da Rocha, Amanda Alves Santos e Rosana Romero, e está restrita a uma área protegida no Quadrilátero Ferrífero.

A nova espécie é da família botânica das Melastomataceae, que no Brasil ocupa o quinto lugar entre as maiores famílias de angiospermas, com 59 gêneros e cerca de 1.480 espécies.

Destas, aproximadamente 973 são endêmicas, ou seja, só existem em determinadas regiões. Essas plantas são fundamentais para a recuperação de áreas degradadas e possuem grande potencial ornamental e medicinal, o que as torna de extrema importância ecológica e econômica.

Além disso, a pesquisa busca correlacionar essas espécies com as diferentes formações vegetacionais do parque, observando suas possíveis associações ecológicas.

Preservação da espécie

Outro ponto central da pesquisa é a análise da distribuição geográfica das espécies de Melastomataceae, identificando aquelas que podem ser raras ou endêmicas, com distribuição restrita a áreas específicas de Minas Gerais.

A classificação das espécies de acordo com as categorias de conservação também faz parte do estudo, o que contribui diretamente para o desenvolvimento de estratégias de preservação.

Maria José Reis da Rocha ressalta a importância do Parque Estadual da Serra do Rola Moça como uma área estratégica para a conservação, principalmente em um contexto onde a mineração exerce grande pressão sobre a biodiversidade local.

Embora a Convenção da Diversidade Biológica recomende a criação de áreas protegidas para garantir a conservação dos ecossistemas, apenas 2% da área do Quadrilátero Ferrífero, onde o parque se encontra, está protegido por unidades de conservação de proteção integral.

O restante da região é afetado por atividades mineradoras, o que agrava a necessidade de ações efetivas para a preservação da biodiversidade.

A pesquisa sobre as quaresmeiras no parque é, portanto, de grande relevância não apenas para o entendimento das espécies presentes na região, mas também para fornecer dados cruciais que podem ser usados em ações conservacionistas voltadas para a proteção da unidade e de suas riquezas naturais.

*Sob supervisão de Victor Faverin

Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. : siga o Canal Rural no Google News.


Sair da versão mobile