O Porto de Cabedelo, na Paraíba, está na vanguarda da transição para um transporte marítimo mais sustentável, com a introdução do biocombustível conhecido como e-metanol. A iniciativa é liderada pelo Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool do Estado da Paraíba (Sindalcool-PB), sob a direção do presidente-executivo, Edmundo Barbosa, que busca integrar o porto à “Aliança para Descarbonização de Portos Brasileiros”.
Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
O e-metanol, obtido a partir de fontes de energia renovável como solar ou eólica, é produzido por meio de processos de eletrólise, convertendo água em hidrogênio e dióxido de carbono em metanol. Edmundo destaca a viabilidade econômica da produção na Paraíba, utilizando o CO2 por meio de reações catalíticas.
“A produção de e-metanol é uma prioridade global no transporte marítimo. A substituição do óleo pesado e do diesel pelo e-metanol já é uma realidade. A empresa de navegação Maersk encomendou 100 navios que operarão com esse novo biocombustível, utilizando CO2 biogênico (da fermentação na produção de etanol) e hidrogênio verde, derivado da reforma química do etanol ou da eletrólise”, afirma Barbosa.
Além disso, Ricardo Barbosa, presidente da Companhia Docas da Paraíba, responsável pela administração do Porto de Cabedelo, participará de um curso em Valência, na Espanha, neste mês, focado na descarbonização dos portos.
A Aliança para Descarbonização de Portos Brasileiros, um fórum colaborativo que reúne diversas entidades do setor, tem como objetivo acelerar a descarbonização do transporte marítimo no Brasil. Com 49 interessados de 32 organizações e empresas, a Aliança representa um espaço democrático para a troca de experiências e informações, sem fins comerciais ou taxas de adesão.