O Sistema Faep/Senar-PR deu um passo inovador na gestão ambiental ao destinar corretamente quase 2,5 toneladas de plásticos, metais e embalagens de papel e papelão gerados em dois eventos de grande porte realizados no ano passado. O Programa Agrinho, em outubro, e o Encontro Estadual de Líderes Rurais, em dezembro, reuniram mais de 8 mil pessoas, e a destinação dos materiais foi feita de acordo com a legislação.
A reciclagem total dos produtos, realizada por uma empresa certificada, resultou no reaproveitamento de 1.917 quilos de embalagens de papel e papelão, 134 quilos de metais e 349 quilos de plásticos. O investimento de R$ 297 mil do Sistema Faep/Senar-PR viabilizou a destinação responsável dos resíduos.
Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
O presidente do Sistema Faep/Senar-PR, Ágide Meneguette, destaca a importância da entidade em orientar os sindicatos rurais e os produtores sobre a destinação correta, alinhada aos preceitos de ESG (Environmental, Social and Governance). Fabiana Campos, diretora do Sistema Faep/Senar-PR, ressalta que a matriz de sustentabilidade está em constante evolução, e as ações ambientais são parte integral dessa iniciativa.
Para 2024, o compromisso do Sistema Faep/Senar-PR é estender as práticas sustentáveis a todos os eventos planejados, garantindo a destinação correta de resíduos plásticos, metais e embalagens de papel. A entidade também implementará medidas pré-evento, incluindo a redução de backdrops em lona em favor de painéis de Led. Além disso, serão adotadas ações para neutralizar os gases de efeito estufa gerados pelos eventos.
Campos destaca que essas iniciativas representam uma abordagem inovadora no setor agropecuário brasileiro, posicionando o Sistema Faep/Senar-PR na vanguarda da sustentabilidade e do compromisso ambiental.
______
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.