A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2024 (COP29), em Baku, no Azerbaijão, começou nesta segunda-feira (11) e teve como foco inicial a aprovação de novas regras para o mercado internacional de créditos de carbono.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
No entanto, discussões mais diretamente ligadas ao dia a dia do agronegócio nacional também estiveram na mesa por meio da delegação brasileira presente no evento.
O diretor do Canal Rural Sul, Giovani Ferreira, entrevistou neste segundo dia de COP29 representantes da Portos do Paraná a respeito da expansão sustentável da área portuária e, consequentemente, do escoamento mais eficiente das commodities agropecuárias do país.
De acordo com o diretor de engenharia da empresa, Victor Kengo, o principal projeto estrutural hoje é o Moegão, sistema que reorganizará a logística de exportação em Paranaguá.
“O objetivo é o de aumentar a capacidade de recebimento de cargas por meio do modal ferroviário, que emite significativamente menos CO2 em comparação ao rodoviário”.
Já o diretor de Meio Ambiente da comanhia, João Paulo Santana, enfatiza que as políticas do local são baseadas em ESG (Governança ambiental, social e corporativa) e estão sendo expostas ao público internacional como “case de sucesso”.
A cobertura do Canal Rural na COP29 tem o apoio de Sistema OCB, Portos do Paraná, Itaipu Binacional, ApexBrasil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e Governo Federal