Nesta quinta-feira (24), uma área de baixa pressão se intensifica sobre o Rio Grande do Sul e se desloca em direção ao oceano, formando um ciclone extratropical e uma nova frente fria.
Esse fenômeno deve causar impactos significativos no estado, com previsão de fortes temporais em todas as regiões ao longo do dia e da noite.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
A chuva mais intensa começa pela Fronteira Oeste e avança para outras áreas do estado, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre, a região dos vales e a serra. Nessas localidades, os temporais ocorrem entre a tarde e a noite, com possibilidade de volumes elevados de chuva em curto período, além de raios e granizo.
Ventos fortes, mesmo durante períodos sem chuva, são esperados. As rajadas variam entre 60 e 80 km/h, podendo atingir até 100 km/h em áreas isoladas durante os temporais.
Há também risco de fenômenos graves, como tornados e microexplosões, além de problemas com alagamentos, enxurradas e queda de árvores e de energia
Santa Catarina e Paraná
Os estados de Santa Catarina e Paraná também estão sob alerta para temporais, com maior risco para o extremo sudoeste paranaense e meio-oeste e sul de Santa Catarina. Nessas áreas, há possibilidade de chuvas intensas, ventos de até 90 km/h e granizo localizado.
A Climatempo recomenda que os moradores dessas áreas fiquem atentos às condições climáticas e sigam orientações das autoridades para minimizar os riscos.