TEMPO SEVERO

ALERTA: Ciclone leva chuva e vento fortes ao Sul; frente fria na sequência baixa temperatura a menos de 10 °C

Há risco de queda de granizo e de fortes rajadas de vento; frente fria vai avançar em direção ao Sudeste e ao Centro-Oeste

alerta de ciclone e frente fria no Sul

Neste domingo (24), começa a intensificação de um sistema de baixa pressão no oceano Atlântico Sul que dará origem a um ciclone extratropical próximo ao litoral do Rio Grande do Sul.

O ciclone desloca-se para longe da costa já na terça-feira (26), mas o alerta é alto, por conta do risco de queda de granizo e de fortes rajadas de vento, que podem ultrapassar 75 km/h.

Como consequências, pode haver acamamento de lavouras e prejuízo a estruturas agrícolas. Criadores de aves e suínos devem ficar atentos para possíveis danos nas granjas ou mesmo corte no abastecimento de energia, devido a potencial queda de árvores.

O acumulado de chuva pode passar de 100 mm em 36 horas, causando alagamentos e deslizamentos nos três estados do Sul.

Depois do ciclone, vem a frente fria

Após a passagem desse sistema, a madrugada de quarta-feira (27) deve ser marcada por forte queda de temperatura na região, por conta de uma frente fria associada ao ciclone. A mínima pode ficar abaixo de 10 ºC no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. Há também risco de geada, nos pontos mais altos do território gaúcho e catarinense.

A frente fria avança a partir de terça-feira ao Sudeste e ao Centro-Oeste. Isso deve causar temporais com possibilidade de rajadas de vento acima de 40 km/h, queda de granizo de forma pontual e com acumulado de chuva em torno de 20 a 60 mm.