O mau tempo não cessa na região Sul. Entre a próxima quinta-feira (2) e sábado (4), um cavado meteorológico – área de pressão atmosférica baixa – deve favorecer a formação de tempestades no centro-norte de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
O acumulado de chuva pode passar novamente de 200 mm em três dias, com a formação de um ciclone extratropical próximo ao litoral gaúcho na sexta-feira (3).
O solo na região se encontra muito úmido. Em Dois Vizinho (PR), por exemplo, choveu cerca de 314 mm no último fim de semana, sendo que o esperado para o mês de outubro é algo em torno de 200 mm, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Neste mês, o município paranaense já recebeu cerca de 574 mm – ou seja quase o triplo do esperado.
Temporais com ventos e granizo
Os temporais previstos para os próximos dias devem vir acompanhados de rajadas de vento acima de 70 km/h, com possibilidade de queda de granizo.
Os trabalhos em campo continuam comprometidos, atrasando a implementação das lavouras de primeira safra, atrasando a colheita das lavouras de inverno e prejudicando os cultivos já em desenvolvimento.
Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no WhatsApp!