A frente fria que avança sobre o Sul deve favorecer a entrada do ar de origem polar na região. Isso deve derrubar as temperaturas no Centro-Sul do país entre sexta-feira (24) e sábado (25).
A queda de temperatura deve ser mais acentuada na madrugada de sábado, quando as mínimas devem ficar em torno de 5 ºC nas serras Catarinense e Gaúcha. Assim, a formação de geadas fica favorecida nesses pontos.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Whatsapp!
Nas áreas de baixada, por outro lado, as temperaturas mínimas ficam em torno de 9 ºC. É o caso de Dom Pedrito (RS), Caçador (SC) e General Carneiro (PR).
Não há risco de geadas nesses locais, porém a temperatura no solo deve ficar abaixo de 10 ºC, prejudicando principalmente as lavouras de primeira safra recém-semeadas.
Efeitos da frente fria no Sudeste
O frio deve chegar ao Sudeste, também derrubando as temperaturas e sem risco de geada. Dessa forma, na capital de São Paulo, por exemplo, a mínima prevista no sábado é de 14 ºC e a máxima, de 15ºC. Em Juiz de Fora (MG), mínima de 16 ºC e máxima de 19 ºC. Já no Rio de Janeiro, as temperaturas variam de 18 °C a 20 °C.
Canal Rural Clima: ouça o podcast sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva e Arthur Müller.
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.