Uma área de baixa pressão entre Paraguai e Argentina é responsável por nuvens carregadas no Sul, o que provocou altos volumes de chuva. Araquari, no norte de Santa Catarina, decretou situação de emergência depois dos temporais que atingiram a cidade. De acordo com o Inmet, foram mais de 280 mm, mais do que o esperado para o mês inteiro, prejudicando diversas culturas.
A média climatológica de Araquari é de 249 mm em fevereiro. O risco de temporais persiste na região Sul nesta terça-feira (27).
Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Pelo Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina, pode chover a qualquer hora do dia, já nas outras áreas da região, sol, aumento de nuvens e pancadas de chuva com trovoadas, com risco para temporais no meio-oeste de Santa Catarina, sul e leste do Paraná.
No Sudeste, uma área de alta pressão começando impedir a formação de nuvens de chuva no centro-norte de Minas Gerais, além do norte do Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. “Ainda assim podemos contar com pancadas típicas de verão em outras áreas do Sudeste, devido à combinação de calor e a entrada de umidade”, diz Arthur Müller, meteorologista do Canal Rural.
Segundo ele, essa mesma área de alta pressão deixa o tempo aberto em parte do Centro-Oeste. Ainda assim, podemos contar com pancadas de chuva entre o oeste de Goiás e parte de Mato Grosso, provocadas pelo tempo abafado.
No norte da Nordeste, entre o Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, o céu fica com muita nebulosidade, ocorrem curtas aberturas de sol, e chove a qualquer momento, com risco de chuva volumosa no Maranhão e Piauí. As condições são semelhantes no leste de Pernambuco e na Paraíba nesta terça-feira.
Entre o sul da Bahia e o agreste de Pernambuco, predomínio de sol e chuvas passageiras. Tempo firme no sudoeste da Bahia. Nas outras áreas, o tempo abafado favorece pancadas de chuva com trovoadas.