VERÃO CHEGANDO

Alerta geral: chuvas intensas podem causar estragos em todo o país!

Frente fria avança trazendo temporais para muitas cidade do Brasil; confira os detalhes da previsão do tempo nesta sexta-feira

temporal, tempestade
Foto: Pixabay

A sexta-feira, último dia da primavera, deve ser de tempo instável em boa parte do Brasil. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo encerram a primavera com muita chuva e tempo abafado. Os termômetros alcançam os 30°C em várias cidades.

Na capital paulista, o tempo muda ao longo do dia com a chegada de áreas de instabilidade vindas do Sul do Brasil. Rajadas de vento de moderada a forte intensidade (vento de noroeste) podem atingir a cidade. Entre a tarde e à noite, ocorrem pancadas de chuva. Há risco de chuva forte, com raios. A Climatempo adverte para o risco de formação de alagamentos e danos na rede elétrica.

alagamento em sp
Foto: Twitter/reprodução

Santa Catarina e Paraná terminam a estação com instabilidade e chuva frequente, que pode ser de forte intensidade. No Rio Grande do Sul, uma nova frente fria começa a ingressar, trazendo chuva de moderada a forte intensidade. O vento também se intensifica em boa parte do estado, com rajadas entre 51 e 70 km/h.

Outras regiões

  • Centro-Oeste: a sexta-feira será marcada por pancadas de chuva em todos os estados. Importante destacar que a chuva diminui em relação aos últimos dias, mas ainda será significativa. Há alerta para temporais no leste de Mato Grosso do Sul, no leste e norte de Goiás e no Distrito Federal. Nas demais áreas, a chuva ocorre com moderada a forte intensidade.
  • Nordeste: o tempo permanece instável no centro-sul do Maranhão, centro-sul do Piauí, sul do Ceará, oeste da Bahia, sudoeste do Rio Grande do Norte e oeste de Pernambuco. Nessas áreas, a chuva chega em forma de pancadas, com moderada a forte intensidade. Na faixa litorânea do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, a chuva também será moderada a forte. Os ventos seguem intensos, com rajadas entre 40 e 50 km/h, especialmente entre o Maranhão e o leste da Bahia.
  • Norte: a combinação de calor, umidade e circulação de ventos mantém o tempo instável, com chuvas isoladas e intensas, acompanhadas de raios e ventos fortes. As temperaturas permanecem elevadas, com sensação de abafamento. Há alerta para temporais no noroeste do Amazonas, sul do Pará e Tocantins. Nas demais áreas, a chuva ocorre em forma de pancadas, com moderada a forte intensidade ao longo do dia.

Final de semana e o começo do verão

O sábado e o domingo serão de tempo instável, com chuvas nas regiões Sul e Sudeste. No Centro-Oeste, o início do verão terá períodos de sol intercalados com pancadas de chuva  – intensas e temporais pontuais – nos três estados. No domingo, ventos de até 90 km/h podem atingir a região. Apenas o extremo sul de Mato Grosso do Sul ficará sem chuva.

No nordeste, a chuva se concentra no Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, com pancadas localizadas de forte intensidade, acompanhadas de trovoadas. O tempo segue seco no Sertão. As temperaturas permanecem elevadas, alcançando até 40°C em algumas localidades.

Fonte: Divulgação/MDA

A chuva permanece forte em Rondônia, Amazonas e no interior do Acre, acompanhada de raios e trovoadas. Em Tocantins, haverá registros de chuva ao longo do dia, com momentos de sol. Nas demais áreas, predomínio de sol, com temperaturas elevadas e sensação de abafamento. O sul do Pará terá chuva isolada, enquanto o norte do estado, o Amapá e Roraima terão predomínio de sol.