Após uma trégua nas chuvas, o Rio Grande do Sul volta a ter previsão de pancadas volumosas. O estado pode receber mais de 300 mm de chuvas em dez dias, sobretudo na porção centro-norte (veja o mapa).
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
O total representa quase o triplo do esperado para o mês inteiro, levando-se em conta a média climatológica para o período.
Esse alto volume de chuva deve ocorrer entre a próxima segunda-feira (8) e a quarta-feira da terceira semana do mês (17). Tal condição é uma consequência da sucessão da passagem de frentes frias e cavados, que são regiões da atmosfera com pressão mais baixa do que as áreas vizinhas no mesmo nível.
Durante esse período, os trabalhos em campo ficam comprometidos, principalmente a colheita de milho primeira safra. O excesso de umidade deve também favorecer a incidência de doenças fúngicas nas lavouras de soja, tabaco e milho.
Além disso, as chuvas podem provocar alagamentos e deslizamentos, com risco de enchentes no nordeste do estado que podem afetar produtores de aves e suínos.