Saiba como o clima irá se comportar em todas as regiões do Brasil nesta sexta-feira (13):
Sul
Sexta-feira com o retorno do sol em grande parte da região. São esperadas chuvas em toda extensão da faixa litorânea e norte do Paraná, onde o volume esperado deve ficar no em torno de 10 mm. Após a passagem dos temporais, teremos a entrada de um ar mais frio na região com risco de geada no sul do Rio Grande do Sul com mínimas que devem chegar em torno de 3 °C em Bagé (RS).
No norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, as mínimas ficam em torno de 8 °C, e no Paraná, ficam na casa dos 14 °C. Janela de tempo firme na região sulista deve durar até domingo (15), pois na segunda-feira (16) novos temporais estão previstos com chance de chuva volumosa, rajadas de ventos acima de 40 km/h e queda de granizo na região centro-oeste dos três estados.
O produtor no Sul encontrará dificuldades para o manejo e operações em campo devido às janelas curtas de melhoria de tempo.
Sudeste
Temporais continuam na região devido ao avanço da frente fria. Tempo chuvoso em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e centro-sul de Minas Gerais. O maior volume de chuvas é esperado no sul de Minas na qual o acumulado previsto pode chegar a 40 mm. Risco para rajadas de vento acima de 40 km/h e queda de granizo em SP e sul de Minas.
Mudanças abruptas nas temperaturas na faixa leste do Sudeste, em São Paulo espera-se máxima de 17 °C com mínima de 14 °C. Os temporais devem prejudicar o avanço da colheita do trigo em SP como também dificultar os trabalhos em campo em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Centro-Oeste
Tempo ensolarado no sul de Mato-Grosso do Sul, centro-norte de Goiás e extremo leste de Mato Grosso. Nas demais regiões, são esperadas pancadas de chuva de forma isolada, na qual o maior volume previsto deve ocorrer no sul de Goiás, com até 40mm.
Temperaturas máximas ainda batem na casa dos 40 °C em Mato Grosso e Goiás, preocupando ainda mais os produtores que estão semeando as lavouras de 1ª safra. No sul de Mato Grosso do Sul, a entrada de um ar mais frio ameniza o forte calor com máximas girando em torno de 27 °C.
A ausência de grandes volumes de chuva com as altas temperaturas e o solo mais ressecado ainda potencializa o risco para focos de incêndio.
Nordeste
Semana quente e ensolarada em grande parte da região. No Maranhão, Piauí, Ceará e interior do Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia e Pernambuco, segue a situação de restrição hídrica, com temperaturas máximas em torno de 38 °C e 40 °C, que, associada à ausência de chuvas na região, amplifica o risco para focos de incêndio.
As chuvas previstas se concentram na faixa litorânea com volume baixo em torno de 10 mm nesta sexta-feira. O solo ressecado e a ausência de chuvas dificultam o processo de semeadura das lavouras de 1ª safra em sequeiro na região e prejudicam as pastagens.
Norte
Chuvas mais volumosas previstas somente para faixa sudoeste de Amapá e Acre no qual o acumulado pode chegar a 35 mm durante esta sexta-feira. Chuvas de até 10 mm estão previstas para os estados de Rondônia, Pará, Amapá e Roraima durante o dia.
Temperaturas máximas continuam na casa dos 40 °C em todos os estados, continuando a agravar a situação de seca na faixa leste do Amapá.
Pastagens seguem sendo prejudicadas e os níveis dos rios não possuem previsão para o aumento de nível, já que ainda não há previsão de chuvas mais volumosas para o mês de outubro.
___
Canal Rural Clima: ouça o podcast sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.___
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.