Tempo

Após noite congelante, temperaturas negativas e neve devem continuar até fim da semana no Sul

Segundo o  Instituto Nacional de Meteorologia, em áreas de maior altitude, entre os dias 29 e 31, as temperaturas mínimas ficarão entre -6 ºC e -8 ºC

Na noite desta quarta-feira, 28, e durante toda a madrugada, diversas cidades registraram temperaturas negativas. De acordo com a Somar Meteorologia, mais de 40 cidades no Rio Grande do Sul tiveram precipitação invernal e alguns municípios da serra gaúcha tiveram nevasca, como em Francisco de Paula e Vacaria.

Em vídeo registrado pelo produtor Anapio Pereira, proprietário da Fazenda Monte Negro, em São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, é possível ver a estrada coberta por neve.

Gramado, também no Rio Grande Sul, registrou neve e chuva congelada. Segundo informações da prefeitura, a primeira neve do ano na cidade foi registrada no dia 29 de junho. Durante toda essa quinta, persiste a previsão de queda de neve nas Serras Gaúcha e Catarinense.

Foto: Juliana Andrade/ Agência Brasil

A Serra de Santa Catarina bateu o recorde de frio no Brasil no ano de 2021 na madrugada desta quinta-feira. A temperatura baixou para – 8,6 °C em Bom Jardim da Serra, pela medição do Inmet. O recorde anterior era de -8,2 °C em 20 de julho, em Urupema, localizada na parte mais elevada da serra de Santa Catarina, conforme medição do Epagri-Ciram. Este recorde ainda poderá ser batido na madrugada desta próxima sexta-feira, 30 de julho, pois o frio ainda poderá aumentar.

Segundo o  Instituto Nacional de Meteorologia, em áreas de maior altitude, entre os dias 29 e 31, as temperaturas mínimas ficarão entre -6 ºC e -8 ºC. O Inmet acrescenta que a presença de um ciclone extratropical no Oceano Atlântico intensificará os ventos no litoral da região Sul e também favorecerá a incursão de umidade nas serras gaúcha e catarinense.