Notícias - Soja Brasil

Áreas de soja: chuvas chegam nesta quarta ao Rio Grande do Sul

No entanto, é na quinta-feira que elas se espalham por todo o estado e ganham intensidade. Enquanto isso, na Bahia o tempo segue seco. Confira a previsão para esta quarta e a quinta-feira!

As tão esperadas chuvas começam a cair no Rio Grande do Sul, mas ainda não afetam todo o estado. Isso só deve acontecer na quinta e os volumes podem ser grandes em algumas áreas de soja. No Nordeste nada de chuvas para a Bahia nestes dois dias. O mesmo está previsto para São Paulo. Confira a previsão do tempo para esta quarta e a quinta-feira.

SUL

As chuvas que estava previstas para chegar na quinta-feira no Rio Grande do Sul, começaram a vir um pouco antes. Nesta quarta-feira, uma faixa de instabilidade vinda do sul do estado se estende até o centro. Portanto as chuvas avançam desde Alegrete (com 25 mm acumulados), até Ibirubá (onde as garoas não passam dos 1 mm). Na quinta-feira as chuvas se espalham por todo o estado, sendo que os maiores acumulados acontecem na parte norte, com mais de 20 mm.

Somente as áreas de soja da parte central de Santa Catarina terão algum volume de chuvas nesta quarta, ali próximo a Joaçaba e Caçador. Os acumulados, no entanto, não passam dos 5 mm.

No Paraná o dia deve ser totalmente seco. As chuvas só devem chegar mesmo na quinta-feira, afetando somente a parte sul do estado.

SUDESTE

Não há previsão de chuvas para as áreas de soja de São Paulo nem nesta quarta, nem na quinta-feira. Em Minas Gerais as instabilidades afetam a parte sul do estado, mas de maneira manchada e sem grandes acumulados. Ali, nenhuma importante área de soja se encontra. Na quinta o cenário é igual para Minas e os volumes diminuem ainda mais.

CENTRO-OESTE

Quarta-feira com chance de chuva concentrada entre Mato Grosso, norte de Mato Grosso do Sul e sul de Goiás, ainda por conta da combinação entre calor e umidade. Já no norte e leste de Goiás e demais áreas sul mato-grossenses, o sol brilha forte e não há previsão de chuva.

Na quinta-feira, o destaque fica para o retorno da chuva ao Mato Grosso do Sul devido ao avanço de uma frente fria que consegue alcançar o estado. A chuva será de forma isolada mas pontualmente pode vir com forte intensidade, especialmente no final do dia. Entre o sul de Goiás e grande parte de Mato Grosso, a chuva ainda ocorre de maneira mais pontual e sem expectativa para grandes volumes. Tempo firme se limita ao centro-norte de Goiás, onde o sol predomina entre poucas nuvens e não há previsão de chuva.

NORDESTE

A Bahia terá dois dias secos, tanto esta quarta, quanto a próxima quinta-feira.

No Piauí, as instabilidades seguem estacionadas sobre as áreas de soja mais ao norte do estado, tanto nesta quarta, quanto na quinta. Em Esperantina, os volumes passam dos 12 mm acumulados nesta quarta. Na quinta Teresina recebe pelo menos 10 mm.

No Maranhão as chuvas afetam as áreas de soja desde o centro do estado, até o norte nesta quarta-feira. Ali próximo a São Luís os acumulados passam dos 35 mm. Na quinta as chuvas ficam no mesmo lugar, mas de maneira manchada. Os maiores acumulados acontecem em Colinas, com 10 mm.

NORTE

As instabilidades seguem atuando sobre a região Norte do país e provocam chuva forte entre o Amazonas e Pará. Os acumulados serão elevados nesta região. Nas demais áreas, segue a condição de tempo abafado e chuva entre o final da tarde e início da noite, na forma de pancadas isoladas e pouco volumosas. No entanto, a área de tempo firme aumenta no Tocantins, e agora todo o sul do estado não terá chuva nesta quarta-feira.

Nesta quinta-feira a chuva ainda ocorre na forma de pancadas pontuais entre o Amazonas e Pará, com acumulados que chegam aos 40 mm de chuva. Nas demais regiões, chuva isolada, passageira e concentrada especialmente no período da tarde, exceto no sul do Tocantins, onde o tempo firme predomina, com sol e pouca nebulosidade.

Veja mais notícias sobre soja