Notícias - Soja Brasil

Áreas de soja: confira a previsão do tempo para o fim de semana

Segundo a meteorologia, as chuvas devem retornar para o Sul do país, mas só chegam ao norte do Rio Grande do Sul, no domingo

Finalmente as chuvas retornam para a região Sul do país. A expectativa é que elas comecem no sábado e perdurem no domingo. O Rio Grande do Sul também verá chuvas, só que na parte norte do estado e no domingo apenas. As chuvas vinda do sul também atingem Mato Grosso do Sul e São Paulo. Confira a previsão para cada estado!

SUL

A previsão do tempo confirma a informação de quinta e esta sexta-feira, 27, deve ser seca em toda a região.

No sábado algumas instabilidades começam a chegar no oeste de Santa Catarina, com 2 mm em Chapecó (mas não chegam a Joaçaba), ao sudoeste do Paraná, com 8 mm em Planalto (mas não atingem Cascavel e Guarapuava) e praticamente não molham o Rio Grande do Sul.

No domingo sim as nebulosidades ganham intensidade no Paraná (Guarapuava pode registrar mais de 30 mm acumulados) e em Santa Catarina (Chapecó deve ter mais de 25 mm acumulados). O Rio Grande do Sul deve finalmente registrar chuvas, mas só na parte norte do estado e sem grandes acumulados (Erechim pode receber 3 mm).

SUDESTE

Outra previsão acertada é que a região Sudeste seguirá sem chuvas nesta sexta-feira.

 

No sábado algumas chuvas manchadas se espalham pelo estado de São Paulo, mas não terão volumes significativos, mais localizadas na parte oeste do estado, onde os acumulados chegam a 15 mm. Em Minas o dia será seco.

No domingo pouca coisa muda e as instabilidades seguem afetando apenas as lavouras de soja paulistas. A mesma onda de chuvas que chega ao Sul do país, traz chuvas para o oeste e sul de São Paulo. Em Itapeva (SP), os acumulados podem chegar a 20 mm. Em Minas Gerais mais um dia sem chuvas.

CENTRO-OESTE

Na sexta-feira a grande novidade será o retorno da chuva em Mato Grosso do Sul e de forma generalizada devido a formação de instabilidades no interior do continente. Pancadas ainda rápidas, sem grandes acumulados, mas que já trazem um alívio devido a estiagem. Por enquanto volumes mais expressivos somente no estado de Mato Grosso. Em Goiás, maior parte do dia com sol entre poucas nuvens, chances para chuva de forma rápida e isolada no final do dia, mas com baixos acumulados e sem condição para tempo severo.

Sábado com tempo instável e chuva em todo o Centro-Oeste, mesmo que sejam pancadas rápidas, intercaladas com períodos de sol e elevação da temperatura ao longo do dia. Volumes significativos podem ser registrados em toda a metade leste de Mato Grosso, no oeste de Goiás e no extremo norte de Mato Grosso do Sul devido a formação de instabilidades em altos níveis da atmosfera, em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, chances para trovoadas durante a chuva, enquanto isso, em Brasília, se chover é rápido e isolado.

No domingo a chuva ainda se espalha por toda a região central. A chuva ganha força, as pancadas podem vir acompanhadas por descargas elétricas e ventos moderados. Volumes entre 20 mm e 40 mm podem ser registrados em grande parte de Mato Grosso, no sudoeste de Goiás e no norte de Mato Grosso do Sul.

NORDESTE

Nesta sexta-feira algumas instabilidades afetam o extremo oeste da Bahia trazendo até 35 mm para Barreiras. No Piauí as chuvas serão manchadas, por isso enquanto algumas regiões como Piripiri acumulam mais de 50 mm no dia, outras como em Bom Jesus não chegam a ter nem 1 mm. No Maranhão as chuvas afetarão todo o estado, mas os volumes máximo não passam dos 12 mm.

No sábado, as instabilidades passam a se concentrar mais nas lavouras do centro do Maranhão, tanto que em Colinas (MA), os acumulados podem ultrapassar a casa dos 45 mm. No Piauí as chuvas atingem desde o centro até o norte do estado. Os maiores acumulados acontecem em Luzilândia (PI) com quase 20 mm. Na Bahia o dia será de tempo seco nas áreas de soja.

O domingo pouca coisa muda e segue com tempo seco para as áreas de soja baianas. Com chuvas no centro-norte do Piauí e centro e norte do Maranhão, só que desta vez com menos acumulados.

NORTE

Na sexta-feira, a expectativa é de chuva novamente em toda a região nortista, mesmo que sejam pancadas rápidas, intercaladas com períodos de sol e calor. Trovoadas até podem se espalhar pelos estados, mas volumes significativos serão registrados apenas entre o sudeste paraense e o norte do Tocantins.

No sábado, a condição será de chuva no Norte do Brasil, pancadas rápidas, intercaladas com períodos de melhoria. Volumes entre 30 mm e 50 mm ainda podem se espalhar entre o sudeste do Pará e o oeste do Tocantins.

No domingo, chuva de novo, porém, sem grande intensidade. Exceção: sul de Rondônia que pode receber chuva em forma de temporais com trovoadas e acumulados significativos devido a formação de instabilidades em níveis médios da atmosfera.

Veja mais notícias sobre soja